Clássicos do Jornalismo Brasileiro
Livros por coleção
Composta por seis obras que abordam diversas facetas e problemáticas do jornalismo no país, cada volume reúne escritos de autores que se fizeram presente no meio de alguma maneira ao longo dos últimos tempos. Ainda que decorridos alguns anos desde a publicação de determinados textos, a maioria ainda se faz pertinente e atual.
O primeiro volume, de Carlos Lacerda, destaca a formação do ofício no Brasil e compreensão de seu cerne. Em seguida, o de Alceu Amoroso Lima, aborda os conceitos de gênero literário, com o intuito de compreender o local da produção jornalística nesse meio. A terceira obra, de Luiz Beltrão, foca na filosofia do ofício e no quarto volume, Rui Barbosa faz um questionamento sobre o dever e importância do jornalismo.
Por fim, o penúltimo trata de diversos temas concernentes à reflexão e à prática jornalísticas, pela autoria de Danton Jobim. E o último livro, de Barbosa Lima Sobrinho, promove uma reflexão, discorrendo sobre questões fundamentais do trabalho do jornalista.